Paim quer mais estrutura para profissionais no combate ao coronavírus

Da Rádio Senado | 31/03/2020, 16h22

O senador Paulo Paim (PT-RS) chamou nesta terça-feira (31), em pronunciamento, à unidade nacional para o combate ao coronavírus. Ele disse que o governo tem que convocar a sociedade civil para participar da mobilização, apesar de, na sua opinião, as autoridades terem desprezado as ONGs e outras entidades representativas.

O parlamentar anunciou ter apresentado projeto para aumentar a proteção dos caminhoneiros, profissionais da saúde e outras pessoas que participam, na linha de frente, da defesa da população neste momento. Acrescentou que todos têm de se preocupar também com os garis, os catadores, os motoristas de Uber e de táxi, assim como com os profissionais de segurança, desde os vigilantes e guardas municipais até os policiais, que devem ter uma estrutura adequada para defender a população.

Falando especificamente dos profissionais de saúde, disse ter sido contactado por entidades do setor, que comentaram a falta de estrutura existente. Destacou que é preciso dar condições de transporte, estrutura, equipamentos de segurança e locais para que os médicos, enfermeiros e outros profissionais possam fazer suas refeições em segurança e até dormirem no local de trabalho.

— O país passa por um dos momentos mais sofridos e angustiantes da sua história. Crise política, econômica e social. Principalmente a saúde está sendo atacada por colocações indevidas, quando a orientação mundial é ficar em casa — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)