Marcelo Castro defende isolamento social para evitar colapso na saúde

Da Rádio Senado | 31/03/2020, 17h16

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) defendeu nesta terça-feira (31), em pronunciamento, o isolamento social para evitar o colapso na saúde — devido à pandemia do novo coronavírus. Ele citou os países que, por enquanto, mais tiveram êxito na luta contra a covid-19. De acordo com o senador, os países mais afetados foram aqueles que demoraram a tomar as medidas necessárias de isolamento social.

O parlamentar afirmou que a Alemanha foi o país que mais obteve êxito, até agora, na luta contra a covid-19. Marcelo Castro destacou o baixo índice de mortalidade com a doença nesse país, que seria, segundo ele, de 0,7%. O senador acredita que a Alemanha deve ser um exemplo a ser seguido pelo Brasil.

— Por que o sistema da Itália colapsou e o da Alemanha, não? Como a Alemanha tomou as precauções mais cedo, embora o numero de casos lá seja relativamente alto, esses doentes chegaram ao hospital mais lentamente. Ou seja, a Alemanha 'achatou' a curva de contaminação. Nós temos que isolar as pessoas para quê? Para quebrar a cadeia de contaminação. As pessoas não podem adoecer todas de uma vez. Se for para adoecer todas de uma vez, não haverá sistema de saúde no mundo que suporte isso. Então, se for para adoecer, tem que ser lentamente, gradativamente, que é o que está acontecendo na Alemanha. Como esse país conseguiu isso? Com isolamento social e com testes — disse Marcelo Castro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)