Coronavírus pode ser favorável para reflexão sobre egoísmo, diz Girão

Da Rádio Senado | 13/03/2020, 14h50

Em pronunciamento nesta sexta-feira (13), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) mostrou-se preocupado com o egoísmo e a indiferença do ser humano.  Para ele, a crise global, em função da pandemia causada pelo coronavírus, pode levar as pessoas a fazer uma reflexão aprofundada, que transcende medidas de controle sanitário.

O parlamentar citou relatório apresentado no último Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, sobre a distribuição da riqueza do mundo. Segundo os dados, as 26 pessoas mais ricas do planeta têm riqueza equivalente à renda de metade da população da Terra, quase 4 bilhões de seres humanos.

— Isso é a nossa realidade hoje, nosso egoísmo humano. Apenas 1% possui uma renda equivalente a 99% da humanidade. Jeff Bezos, dono da Amazon, detém a maior fortuna da Terra: são US$112 bilhões. Com apenas 5% de sua renda, ele seria capaz de sustentar sozinho vários países pobres da África — disse.

Girão lembrou também que são 17 milhões de famílias brasileiras que vivem na extrema pobreza e que dependem de programas como o Bolsa Família e o BPC para sobreviver.

— O que está acontecendo é algo para nos despertar, para nos reconduzir para aquilo que está na nossa alma, mas que às vezes esquecemos por interesses diversos que nos afastam do que verdadeiramente importa para a nossa vida, que é a família, os amigos — ressaltou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)