Izalci: precisamos de modelo de governança que estimule inovações tecnológicas

Da Redação | 12/03/2020, 19h30

Em discurso nesta quinta-feira (12), em Plenário, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu a importância da governança como fator imprescindível para a inovação tecnológica e para o futuro do Brasil. Ele afirmou que o processo de governança consiste primeiramente na definição de metas e, em seguida, na identificação dos meios para alcançá-las.

— Quando falamos na elaboração de programas, planos e políticas de inovação, a governança tem um papel central, por estar relacionada a transferência, coordenação, legitimidade e efetividade das políticas de ciência, tecnologia e inovação — declarou.

Para Izalci Lucas, o Estado brasileiro precisa implantar um sistema de governança estável, centralizado em um único órgão, que elabore e implemente políticas públicas mais eficientes — e esse órgão tem de estar próximo da Presidência da República. Dessa forma, disse ele, “a inovação passará a fazer parte da agenda prioritária do Brasil”.

O senador argumentou, no entanto, que o modelo de governança praticado no país não é tratado "com franqueza e maturidade".

— A falta de governança nas políticas de inovação é causa de reclamações recorrentes entre as empresas, a academia e as entidades de classe. A falta de governança é uma das explicações para o fraco desempenho brasileiro em inovação, que é atestado pelo Índice Global de Inovação, no qual o Brasil está na 66ª posição entre 129 nações avaliadas. Essa posição não condiz com a força econômica do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)