CPI das Fake News cancela reunião

Da Redação | 11/03/2020, 17h47

Foi cancelada a reunião desta quarta-feira (11) da CPI Mista das Fake News. A comissão receberia informações da Polícia Legislativa sobre o uso de computadores do Senado para ataques virtuais e também votaria requerimentos de quebra de sigilos bancários e telefônicos de pessoas e empresas. O motivo do cancelamento foram as deliberações que acontecem agora na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e no Plenário do Congresso. Um novo encontro será marcado na próxima terça-feira (17), em horário a ser definido.

O presidente da CPI, senador Angelo Coronel (PSD-BA), informou pela manhã que já tem em mãos os resultados das perícias da Polícia Legislativa sobre o caso dos computadores, mas antecipou que só divulgará as informações oficialmente. Reportagem do jornal O Globo revelou que, no ano passado, máquinas usando a rede de internet do Senado movimentaram o perfil “Snapnaro”, no Instagram, um dos acusados de assediar virtualmente parlamentares e ex-ministros críticos do governo do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A pauta da CPI contém 52 requerimentos que pedem informações sobre contas e perfis de redes sociais e quebras de sigilos bancários e telefônicos. Entre as pessoas cujos sigilos podem ser derrubados estão Hans River do Nascimento, o empresário Lindolfo Alves e o jornalista Allan dos Santos, que já depuseram à comissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)