CE aprova convite a Regina Duarte para expor ações como secretária da Cultura

Da Redação | 10/03/2020, 13h55

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (10) um convite para que a recém-empossada secretária especial da Cultura, Regina Duarte, participe de reunião para expor os programas e ações a serem executados à frente da pasta.

O requerimento para o convite foi apresentado pelo senador Dário Berger (MDB-SC), que ressaltou a relevância desse debate para a atuação dos senadores que integram a comissão.

— Convidamos a secretária para expor seus programas, projetos, ações e prioridades para a cultura, uma vez que esse tema é muito recorrente e muito caro para nós da Comissão de Educação, Cultura e Esporte — ressaltou.

A atriz Regina Duarte assumiu o cargo, que é subordinado ao Ministério do Turismo, na semana passada, após 45 dias do convite feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O desempenho da secretária durante entrevista concedida ao programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (8) foi destacado positivamente pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

— Ela conseguiu trazer muita verdade e compromisso com a cultura. Espero que ela cumpra esse papel. Que ela tenha paciência, porque a gente sabe que não é fácil o trabalho, mas que ela consiga mediar esses conflitos, consiga apaziguar, como ela demonstrou ali, interesse de construir caminhos para que a cultura volte a se desenvolver — disse.

Dificuldades

Para o senador Prisco Bezerra (PDT-CE), é preciso ouvir a secretária e identificar como os parlamentares podem contribuir com sua gestão. Ele fez referência a possíveis dificuldades internas enfrentadas pela atriz já nos primeiros dias no cargo.

— Eu acho que é mais uma oportunidade para saber da nova secretária quais as ideias. Até porque a gente sabe que ela já vem no início passando por algumas dificuldades internas dentro do próprio governo, e nosso objetivo aqui é de realmente colaborar — avaliou.

Durante a entrevista ao Fantástico, a atriz chegou a afirmar ter sido alvo de “uma facção” que quer ocupar seu lugar no governo. A afirmação gerou grande repercussão, ficando entre os assuntos mais comentados das redes sociais.

Para Flávio Arns (Rede-PR), esse é o momento de ouvir a secretária e contribuir com o fortalecimento da pasta.

— Eu também fiquei muito bem impressionado com a entrevista que ela concedeu ao programa Fantástico e queremos, inclusive, ver como nós podemos auxiliar nessa caminhada a favor da cultura em nosso país. A população tem nela uma referência e que conte também com nosso apoio nessa área tão fundamental  — afirmou.  

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)