Telmário Mota pede aprovação de MP que transfere terras para o Amapá e Roraima

Da Redação | 09/03/2020, 17h41

Em discurso nesta segunda-feira (9), em Plenário, o senador Telmário Mota (Pros-RR) pediu a aprovação da Medida Provisória (MPV) 901/2019, que transfere terras do patrimônio da União aos estados de Roraima e Amapá. Ele criticou, porém, a postura do presidente da República, Jair Bolsonaro, em recente encontro com parlamentares de Roraima. De acordo com Telmário, quando, em viagem para os Estados Unidos, no sábado (7), Bolsonaro fez uma parada técnica no estado, onde se reuniu com a bancada federal de Roraima, mas não permitiu que os parlamentares pudessem falar.

— Eu fui eleito de forma soberana pelo meu povo e vim para o Senado lutar, a fim de tirar de Roraima os grandes gargalos que hoje atrapalham sobremaneira o crescimento do meu Estado. Jamais vou permitir que alguém coloque em mim uma mordaça, jamais, jamais! Faço minhas as palavras de Brizola: 'Prefiro perder lutando, do que ser vitorioso me ajoelhando'.

Telmáriose disse incomodado com a atitude do presidente, de quem ele esperava respostas para a solução das dificuldades que o estado enfrenta. Segundo ele, o número de venezuelanos que cruzaram a fronteira para fugir da crise no país vizinho já ultrapassa a população local. Além disso, a seu ver o estado de Roraima estaria "economicamente engessado" em decorrência das áreas ambientais, militares e indígenas. O senador pediu urgência na aprovação da MP 901.

— Essa MP disciplina e regulamenta as terras do meu estado, porque Roraima é o único estado do país que não é dono das suas terras, o único que não está interligado; o único cujos funcionários ainda não tiveram as transposições. Então, é importante essa medida provisória, porque 65% das nossas terras estão inviabilizadas e é necessário que a gente consiga a aprovação dela para dar a paz — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)