Paulo Paim pede debate urgente sobre a crise global

Da Rádio Senado | 09/03/2020, 16h28

O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou preocupação nesta segunda-feira (9) com a crise econômica que afeta o Brasil e o mundo. O senador mencionou a queda de mais de 10% no índice do Ibovespa, diante do pânico nos mercados com a possibilidade pandemia de coronavírus e a queda de 30% no preço do petróleo. Para Paulo Paim, o Brasil não pode negligenciar a crise, pois haverá repercussão nos empregos. O senador salientou que o avanço do coronavírus tem aumentado a tensão nos mercados, o que pode levar muitas empresas à falência e aumentar o desemprego no país.

Paim apontou ainda a alta do dólar comercial, que chegou a R$ 4,80, e a perda nas ações da Petrobras. Para ele, é essencial que o Senado organize, no Plenário, um debate sobre o assunto.

— É bom lembrar que, nessa situação, quando o pânico repercute no mundo, a situação aqui no Brasil não é diferente. Lembramos aqui que recentemente foi feita a reforma da Previdência, o congelamento de investimentos por 20 anos, a reforma trabalhista. Agora, temos aí uma nova reforma trabalhista, na chamada Medida Provisória 905 [do Contrato Verde e Amarelo]. E o quadro que se apresenta à nossa frente é de muita preocupação — disse o senador.

Dia Internacional da Mulher

Paim também destacou a passagem sobre o Dia Internacional da Mulher e o debate realizado na Comissão de Diretos Humanos (CDH) na manhã desta segunda. E questionou a situação de um projeto do qual foi relator há quase dez anos (PLC 130/2011).

— Eu sou apenas relator do projeto da Câmara que vai garantir, simplesmente, o mesmo direito à mulher e ao homem na mesma atividade, na mesma produção, enfim direitos iguais!. E o Plenário do Senado não vota. Todos nós defendemos os direitos das mulheres, mas não queremos votar um projeto que a Câmara já aprovou, que as comissões já aprovaram e que está aqui neste Plenário. Não querem nem discutir o projeto — criticou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)