Styvenson Valentim lamenta que mulheres ainda sejam desrespeitadas no país

Da Rádio Senado | 06/03/2020, 12h45

Para marcar a chegada do dia 8 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) destacou as qualidades da parcela feminina da população, mas lamentou que as mulheres não sejam devidamente respeitadas pelos homens. O pouco espaço que ocupam em algumas atividades, inclusive na política, prejudica o exercício de direitos, disse o senador nesta sexta-feira (6), em Plenário.

Ele citou o caso das forças de segurança, em que o número de mulheres representa apenas 13,5% do efetivo total. Isso, segundo ele, dificulta, por exemplo, o registro de uma queixa de violência doméstica, uma vez que mulheres podem se sentir constrangidas ao serem atendidas por homens, grande maioria dos profissionais que prestam atendimento em delegacias.

Na política, a situação não é diferente, disse o senador. Para ele, as mulheres não precisam de homens no Parlamento para defenderem seus direitos. Por isso, no Rio Grande do Norte, Styvenson estimula candidaturas femininas num índice superior aos 30% exigidos pela lei.

 A gente teve um acréscimo, graças a Deus, mas eu acho pouco. Eu faço, lá no partido Podemos, no Rio Grande do Norte, uma inversão: pelo menos 70% têm que ser de mulheres no partido. Muito mais organizadas, são competentes, tem uma estratégia melhor, são convincentes, são solidárias, têm amor, são maternas — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)