Izalci defende fundo científico e pede mais investimento em tecnologia

Da Rádio Senado | 05/03/2020, 17h17

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) enalteceu, durante discurso nesta quinta-feira (05), a manutenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A discussão sobre a PEC 187/2019, que trata da extinção dos fundos públicos, foi realizada durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última quarta-feira (04).

— Eu pedi ao relator que fosse mantido o FNDCT. A gente não pode esquecer que, sem inovação, sem tecnologia, a gente não vai a lugar algum. E o pior: nós não estamos preparando os nossos jovens para esse novo momento do fim dos empregos. A tendência de muitas profissões — e acredito que mais da metade das atuais —, nos próximos 10 anos, é acabar. Agora os nossos alunos estão sendo preparados para enfrentar esse novo momento da tecnologia se eles não têm acesso à tecnologia na escola? —, questionou Izalci.

O senador também abordou o uso da tecnologia na construção civil. Segundo ele, o investimento pode aumentar a produtividade, reduzir os desperdícios e elevar a eficiência de processos. Izalci afirmou que a tecnologia e a inovação podem ser utilizadas nos mais diversos processos que vão desde a industrialização até a criação de produtos para atender novas demandas tanto na engenharia civil quanto na arquitetura.

— Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, uma empresa de assessoria tecnológica, envolvendo 270 empresas, mostrou que 54% delas já têm estratégias voltadas à inovação tecnológica. O estudo apontou que 46% não possui nenhuma estratégia nesse sentido. Ou seja, quase metade das empresas brasileiras de construção civil não investe em inovação e tecnologia. Mesmo entre aquelas que já possuem estratégias de inovação o investimento ainda é pequeno.

Para Izalci, inovar na construção civil é fundamental para que o país possa transformar praticas antigas e ultrapassadas e retomar o crescimento do setor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)