Naufrágio no Amapá será discutido na Comissão de Desenvolvimento Regional

Da Redação | 04/03/2020, 10h51

A efetividade da fiscalização de embarcações no Amapá será debatida em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), em data a ser agendada. Requerimento nesse sentido, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foi aprovado pelo colegiado nesta quarta-feira (4).

A reunião será feita em conjunto com a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). O intuito de Randolfe é discutir esse meio de locomoção, tendo em vista o naufrágio da embarcação Anna Karoline III, no sábado (29), próximo à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari, no Rio Jari, no Amapá. Segundo a Marinha do Brasil, 22 pessoas morreram, sendo que a embarcação tinha de 60 a 70 pessoas quando naufragou. Ainda de acordo com a Marinha, 49 pessoas foram resgatadas entre passageiros e tripulantes e as buscas, com o apoio de mergulhadores, profissionais da área da saúde e aeronaves, continuam. As causas do acidente ainda não foram divulgadas e um inquérito foi instaurado pela Marinha para investigar o caso.

— Trata-se de assunto de interesse público, já que desde 2013 venho denunciando a falta de fiscalização de embarcações como principal propiciadora de tais tragédias, a exemplo do naufrágio da embarcação Reis I o qual fiz questão de apontar em Plenário — lembrou Randolfe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)