Dados do Facebook ligam gabinete de Eduardo Bolsonaro a ataques virtuais, diz deputado

Da Redação | 04/03/2020, 16h59

Documentos fornecidos pelo Facebook à CPI das Fake News indicam a ligação entre o gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e ataques virtuais contra parlamentares e ex-ministros críticos ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

A informação é do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), que tornou público nesta quarta-feira (4), durante reunião da CPI, o conteúdo de documentos sigilosos enviados pelo Facebook, em resposta a requerimento do deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE) sobre a titularidade do perfil de Instagram “Bolsofeios”. Segundo os documentos, o perfil remete ao computador de Eduardo Guimarães, assessor parlamentar de Eduardo Bolsonaro.

— Essa conta é operada de dentro da Câmara dos Deputados. Não é o Frota que está falando. Não estou perseguindo. Está comprovado — declarou o deputado.

O perfil “Bolsofeios” foi citado por Frota e pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), em seus depoimentos à CPI, como um dos que integram a coordenação e a execução de ataques nas redes sociais contra desafetos do governo.

Eduardo Bolsonaro, que já foi membro da CPI Mista, sempre afirmou desconhecer a participação de seus assessores nesses perfis, que ele afirma serem de apoiadores espontâneos. Frota afirmou que o colega é “promíscuo” e “mente covardemente” à comissão.

— Eu quero saber qual vai ser a desculpa. O Eduardo vai ligar para o papai e pedir para o Facebook desmentir? Para a Justiça dizer que foi engano? — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)