Congresso aprova criação de comissão para apurar naufrágio no Amapá

Da Redação | 04/03/2020, 21h53

O Congresso aprovou nesta quarta-feira (4) a criação de comissão externa de parlamentares para apurar responsabilidades pelo naufrágio da embarcação Anna Karoline III. O acidente ocorreu no sábado (29), no Rio Jari, no sul do estado do Amapá. Segundo a Marinha do Brasil, 22 das cerca de 70 pessoas a bordo morreram.

A comissão, que será formada por sete parlamentares titulares e sete parlamentares suplentes, vai trabalhar por 180 dias. O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, afirmou no início da semana que estava em contato com as autoridades locais para acompanhar as buscas.

Também representante do Amapá, assim como Davi, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) conseguiu aprovar no Senado requerimento para audiência pública conjunta entre a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) e a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). O objetivo é debater a fiscalização de embarcações nesse estado. Um outro requerimento de Randolfe pede audiência com o Comando da Marinha para acompanhar as investigações.

O senador também apresentou Projeto de Fiscalização e Controle (PFS) para apurar, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), a fiscalização de embarcações no Amapá.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)