Collor defende fortalecimento do Mercosul em reunião com parlamentares argentinos

Da Redação | 04/03/2020, 19h01

A necessidade de fortalecimento do Mercosul foi um dos pontos citados pelo senador Fernando Collor (PTC-AL) ao abrir nesta quarta-feira a reunião conjunta do Grupo Parlamentar Brasil-Argentina, no Senado. Segundo Collor, que presidiu a reunião ao lado da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), os dois países devem estreitar suas relações com base no consenso, no diálogo, no respeito e na integração.

— O Brasil e a Argentina são hoje países irmãos, com políticas de estado que transcendem governos. Desde 2017, quando criamos o grupo parlamentar Brasil-Argentina, o Senado Federal e o Congresso têm se pautado com a efetividade das iniciativas em favor dos dois países — disse Collor.

A delegação de deputados argentinos foi chefiada pelo presidente da Câmara daquele pais, Sergio Massa. 

— O Brasil e a Argentina têm um destino comum pelo mesmo continente, pelas complementariedades, pela responsabilidade pela luta do progresso e pela prosperidade que podem representar para o resto da América do Sul — afirmou Massa, para quem a assimetria e a falta de direitos do mundo globalizado interferem nas relações comerciais entre os diversos países e blocos.

Collor disse que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia é o principal êxito da atuação conjunta dos países do bloco. O senador destacou pontos que considera importantes para o trabalho do grupo, entre eles, a criação da Comissão Bicameral Permanente de Integração e Cooperação entre Brasil e Argentina e o estreitamento das relações dos Parlamentos dos dois países. 

Os senadores Jean Paul Prates (PT-RN), Humberto Costa (PT-PE), Antonio Anastasia (PSD-MG) e a deputada argentina Maria Lucila Masin também ressaltaram a importância do fortalecimento das relações entre os dois países por meio de seus parlamentos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)