Grupo Parlamentar Brasil-Coreia do Sul é instalado e elege comissão executiva

Da Redação | 03/03/2020, 17h33

Foi instalado nesta terça-feira (3) o Grupo Parlamentar Brasil-Coreia do Sul, composto por senadores. O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi escolhido presidir o colegiado. O grupo também aprovou o regulamento que servirá de base para a condução dos trabalhos do colegiado.

A comissão executiva será composta pelos senadores Roberto Rocha (PSDB-MA) e Kátia Abreu (PDT-TO) que ocuparão os cargos de vice-presidentes. Para secretários do grupo foram designados os senadores Flávio Arns (Rede-PR), Chico Rodrigues (DEM-RR), Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e Soraya Thronicke (PSL-MS).  Os senadores Jarbas Vasconcelos (MDB-PE), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Nelsinho Trad (PSD-MS), Jean Paul Prates (PT-RN) e Arolde de Oliveira (PSD-RJ) também integrarão o grupo. Outros parlamentares poderão aderir livremente ao colegiado.

Para Anastasia, o grupo parlamentar é muito importante para questões econômicas, sociais, culturais e políticas que envolvam as duas nações. O senador declarou ainda que o primeiro passo da comissão será o comunicado formal ao embaixador da Coreia do Sul, Chan-Woo Kim, para que, juntos, possam definir uma agenda de trabalho.

— Fico feliz com essa composição do Senado que terá o objetivo de estreitar as relações entre as nações. Apesar da distância geográfica, os dois países têm muitos pontos em comum e uma grande amizade — disse.

O grupo parlamentar foi instituído pela Resolução 36, de 2019, (que teve origem no Projeto de Resolução PRS 55/2019) e tem como finalidade incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos.

 De Maria Helena, sob supervisão de Paola Lima

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)