Dia Nacional do Desporto Escolar poderá ser comemorado em 25 de maio

Da Redação | 03/03/2020, 14h07

O Dia Nacional do Desporto Escolar será comemorado no dia 25 de maio, de acordo com projeto aprovado nesta terça-feira (3), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Relatado pela senadora Leila Barros (PSB-DF) o PL 5.638/2019 ainda determina que na semana em que recair a data serão realizadas atividades e campanhas de esclarecimento sobre a importância do desporto escolar.

O texto, do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), segue agora para análise do Plenário. 

Segundo Leila, o desporto escolar proporciona o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e táticas e tem um importante papel na construção do caráter cívico e cidadão de crianças e jovens praticantes, assim como foi para ela, que é ex-atleta. Leila destacou ainda que o esporte contribui para o aprendizado de regras de cooperação, de competição saudável e de espírito de equipe.

“Por meio da prática desportiva na escola aperfeiçoa-se não somente o sistema de educação, mas também a saúde, a cidadania e a segurança pública”, afirma no relatório.

A escolha de 25 de maio para a instituição da data, como explica a senadora, remete ao dia da fundação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)