CE aprova criação de Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Reumáticas

Da Redação | 03/03/2020, 13h03

O calendário nacional trará o dia 15 de setembro como Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Reumáticas. É o que estabelece um projeto de lei aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira (3). O PLC 89/2017 segue agora para análise em Plenário.

A data foi sugerida pelo ex-deputado Felipe Bornier para dar mais visibilidade a essas doenças e incentivar assim a busca precoce de tratamento.

Como relator na CE, o senador Irajá (PSD-TO) recomendou a aprovação da matéria. Ele ressaltou que as doenças reumáticas já foram sinônimo de deformidade e de sofrimento, mas, com os avanços nas técnicas terapêuticas, os pacientes conquistaram melhoras significativas na qualidade de vida.

— Assim como no caso dos portadores de outras doenças crônicas, um dos principais fatores de sucesso do tratamento reside no diagnóstico precoce. A divulgação adequada permite conscientizar a população para a importância de buscar tratamento nas fases iniciais da doença, de modo a colher melhores resultados e, dessa forma, viver com mais qualidade —, argumentou, na leitura do parecer.

Popularmente conhecidas como reumatismo, o conjunto de diferentes doenças acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.

Existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite — também conhecida como artrose —, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)