Senado inclui Oswaldo Aranha no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Da Redação | 18/02/2020, 17h15

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (18) a inscrição do nome do ex-embaixador brasileiro Oswaldo Euclides de Sousa Aranha no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O projeto que trata do assunto (PL 409/2019), de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), segue para sanção presidencial.

A matéria já havia sido aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em maio do ano passado. Na oportunidade, o relator da proposição, senador Lasier Martins (Podemos-RS), destacou a dedicação de Oswaldo Aranha à nação.

— É inegável que Oswaldo Aranha foi um notável estadista, que defendeu a pátria com excepcional dedicação e heroísmo. É, sem dúvida, pertinente, oportuna, justa e meritória a iniciativa de inscrever seu nome no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — afirmou Lasier.

Biografia

Oswaldo Aranha, gaúcho de Alegrete, nasceu em 15 de fevereiro de 1894. Ele atuou como advogado, político e diplomata. Foi deputado federal e, durante o governo de Getúlio Vargas, foi ministro das Relações Exteriores. Em 1934, foi nomeado embaixador em Washington.

Em 1947, Oswaldo Aranha chefiou a delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU), inaugurando a tradição, mantida até hoje, de ser um brasileiro o primeiro orador na reunião anual do órgão internacional. Ele foi o presidente da II Assembleia Geral da ONU, que votou o plano para a partilha da Palestina que resultou na criação do Estado de Israel. Também participou do governo de Juscelino Kubitscheck. Aranha morreu em 27 de janeiro de 1960.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)