CDH deve receber petroleiros grevistas em audiência pública

Da Redação | 18/02/2020, 14h27

Os senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDH) devem ouvir petroleiros, governos e o comando da Petrobras no dia 5 de março. O assunto: a greve que desde o início de fevereiro parou parte das operações da Petrobras.

A audiência pública foi pedida pelo presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS), e a solicitação foi aprovada pela CDH nesta terça-feira (18). De acordo com a secretaria da comissão, serão convidados o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco; o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone da Costa; o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel; o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal; e representantes de centrais sindicais.

Greve

Na noite de segunda-feira (17), o movimento grevista foi considerado ilegal e abusivo pelo ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). De acordo com ele, o movimento tem motivação política e desrespeita as leis que regem as greves.

Na semana passada, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu sindicalistas da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Davi falou sobre a greve na Petrobras e sobre a possibilidade de se privatizar a estatal. Os sindicalistas, na ocasião, pediram apoio do Congresso para facilitar a interlocução entre o movimento grevista e o comando da empresa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)