Administração pública precisa incorporar tecnologia em seus processos, diz Izalci

Da Rádio Senado | 14/02/2020, 12h34

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou nesta sexta-feira (14), em Plenário, que passou da hora de a administração pública incorporar a tecnologia em seus processos para dar mais agilidade e eficácia aos serviços prestados ao cidadão.

Ele citou dados da Estratégia Brasileira de Transformação Digital, apresentados em 2018 pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, segundo os quais o atendimento presencial num órgão público custa aos cofres do governo R$ 43,68. Na modalidade on-line, esse mesmo atendimento pode sair a R$ 1,20, disse.

Izalci afirmou que a adoção do chamado GovTech pode ser feita por meio de parceria entre os setores público e privado.

Mas alguns requisitos precisam ser observados, ponderou o senador, ao citar a necessidade de o país implementar uma política digital que dê um maior acesso da população à internet e um serviço mais rápido e barato para a sociedade.

— Outra questão central do governo tecnológico que eu quero destacar é a possibilidade de usar a tecnologia para as políticas públicas mais assertivas. Para isso, é preciso usar a tecnologia disponível para gerar dados e usá-los de forma que o governo obtenha a compreensão mais clara da realidade, conhecer as necessidades e, assim, promover melhorias com maior agilidade e responsabilidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)