Paulo Albuquerque cobra atualização da tabela do SUS para diagnóstico de câncer

Da Rádio Senado | 13/02/2020, 17h05

O senador Paulo Albuquerque (PSD-AP) cobrou em Plenário nesta quinta-feira (13) a atualização da tabela de valores pagos aos laboratórios de diagnóstico de câncer conveniados ao SUS. O senador lembrou que o Dia Mundial de Combate ao Câncer foi celebrado no dia 4.

De acordo com Albuquerque, somente com a atualização da tabela será possível cumprir a Lei 13.896, de 2019, que exige o diagnóstico da doença em hospitais públicos em até 30 dias, após a suspeita levantada pelo médico clínico.

Com a tabela desatualizada, disse, muitos laboratórios estão deixando de atender o SUS, o que atrasa os diagnósticos e dificulta o tratamento para câncer.

 O Tribunal de Contas da União fez um longo estudo, em que aponta, entre outros fatores, a baixa remuneração como causa desse atraso no diagnóstico. A Sociedade Brasileira de Patologia vem comunicando o Ministério da Saúde, desde 2016, que esse problema precisa ser resolvido, entregando estudos de impacto e alertando para o fato de que os pacientes estão ficando desassistidos — informou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)