Confúcio Moura pede que candidatos priorizem a educação

Da Rádio Senado | 10/02/2020, 17h11

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) sugeriu nesta segunda-feira (10), em Plenário, que os candidatos nas eleições municipais deste ano priorizem o tema da educação nas campanhas.

Segundo ele, esse é o primeiro passo para que o setor passe por uma transformação necessária e os municípios consigam melhorar a qualidade do ensino.

 Investir na criança, pegar uma criança pobre e dar a ela a oportunidade de ter acesso a uma universidade, a uma boa profissão, vê-la crescer, ser um empresário do futuro, ser um empresário agrícola, ser um empresário de qualquer atividade ou mesmo um trabalhador qualificado, isso é muito importante e depende muito da ação política local do prefeito, do vereador, nesses investimentos que a gente acha pequeno, mas que são fundamentais.

Confúcio Moura aproveitou para apresentar medidas simples, já implementadas em outras localidades do país, que podem ser adotadas pelas autoridades eleitas em outubro em todos os municípios. A primeira delas é dar prioridade à alfabetização. Segundo ele, há exemplos de municípios em todo o país que conseguiram com recursos próprios promover melhorias nesse setor. O senador também apontou como fundamental a capacitação dos professores recém-contratados, da mesma forma como acontece com policiais, magistrados e integrantes do Ministério Público que, antes de atuarem, passam por treinamento.

Confúcio Moura ainda lembrou que as prefeituras podem repassar diretamente para as escolas um determinado valor para que a direção implemente projetos e adquira materiais, sem a necessidade de um processo licitatório muitas vezes demorado. Por fim, o senador sugeriu que as escolas contratem os chamados voluntários solidários. Já adotada no Distrito Federal, essa modalidade, segundo o senador, prevê a contratação de pessoal que recebe por hora trabalhada, especialmente para preparar merenda e trabalhar na área de zeladoria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)