Senado é iluminado na cor laranja para lembrar o Dia de Combate ao Câncer

Da Comunicação Interna | 07/02/2020, 12h46

A cúpula e o edifício principal do Senado serão iluminados, desta quarta-feira (5) até o dia 29 de fevereiro, com a cor laranja, em apoio ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. A iluminação especial foi solicitada pela Recomeçar — Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília.

A data, celebrada em 4 de fevereiro, foi instituída em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) — organização mundial não-governamental com sede na Suíça — para estimular pessoas e instituições a implantarem práticas fundamentais para o controle da doença, como adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

Neste ano, o Dia Mundial do Câncer completa 20 anos. A campanha seguirá com o tema "I Am And I Will" (#IAmAndIWill/#EuSoueEuVou), proposto pela UICC, de 2019 a 2021.

Números

Pelo menos 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. Os números são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com o órgão, a menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano. Os dados mostram ainda que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Por isso, a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é reduzir em 25% os óbitos por doenças não transmissíveis até 2025. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)