A pauta mais importante para desenvolver o Brasil é a educação, diz Zenaide Maia

Da Redação | 06/02/2020, 17h23

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) criticou em Plenário, nesta quinta-feira (6), os baixos investimentos do Estado nas áreas sociais, principalmente em educação. De acordo com ela, todas as nações que tiveram êxito econômico investiram em educação. Zenaide afirmou que a pauta mais importante do Congresso Nacional é a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

—Se a gente não investir na educação para todos, não só para um grupo de privilegiados, nós não vamos sair desta crise. O governo federal, o Estado brasileiro é responsável pela dignidade do povo brasileiro. Então, conhecimento é poder e é por isso que este Congresso — Câmara e Senado — tem que lutar. Não podemos desanimar —, declarou.

Zenaide lembrou que o Brasil reduziu significativamente a aplicação de recursos em áreas prioritárias para o desenvolvimento social e econômico, como educação, saúde e segurança, com a entrada em vigor da Emenda Constitucional do Teto de Gastos (EC 95, de 2016). O mecanismo, disse, congelou investimentos em áreas sensíveis por duas décadas. No entanto, para a senadora, nenhum país consegue superar uma crise econômica sem a ajuda do Estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)