Veneziano critica despreparo do governo para atender cidadãos que buscam benefícios do INSS

Da Redação | 05/02/2020, 18h01

Em pronunciamento nesta quarta-feira (5) em Plenário, o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) lamentou a dificuldade enfrentada pelos cidadãos que buscam o receber os benefícios a que têm direito junto ao INSS. Para o senador, ao promover a reforma da Previdência, aprovada no ano passado, o governo deveria ter previsto esse afluxo de pessoas, que agora esperam em longas filas.

— O governo, que teve o tempo assaz suficiente para se preparar, impôs a mais de três milhões de cidadãos que buscavam os seus benefícios mais variados na Previdência uma situação extremamente deletéria, extremamente indigna, frustrante. Por quê? Foi por falta de aviso? Foi por falta de conhecimento à necessidade de se preparar? Não, é porque não houve o devido planejamento para aquilo que estava por vir. E, mais do que isso: quando se observa que há uma política a defender a diminuição do Estado e se generaliza de uma forma muito comum, diminuir-se o Estado como solução para que nós diminuamos os custos desse Estado agigantado, o que eu até reconheço, mas de que forma vamos fazer? Atabalhoadamente?  — disse Veneziano.

Ano legislativo

O parlamentar também disse esperar que o ano de 2020 seja marcado pelo equilíbrio, harmonia e respeito entre os três Poderes da República. Para ele, as mensagens lidas pelos representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário sinalizaram que há uma expectativa de cumprimento do princípio da reciprocidade, separação e respeito aos limites de suas competências.

— Espero que 2020 seja pautado desta forma: com equilíbrio, com reconhecimento, com harmonia, com a grandeza e sobranceirismo que cada uma dessas instituições tem, para que nós superemos as adversidades que ainda estão à nossa frente. Saí exatamente com essa boa impressão — afirmou.

Polícia Militar

Veneziano também destacou os 188 anos da Polícia Militar da Paraíba, comemorados na última segunda-feira (3). Nos últimos dez anos, de acordo com o senador, a queda dos indicadores relacionados a violência no estado reflete a qualificação e excelência do trabalho exercido pela corporação no que tange ao envolvimento, engajamento e investimentos em tecnologia e inteligência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)