Plínio Valério defende reformas, mas pede mais tempo para o Senado analisá-las

Da Redação | 05/02/2020, 18h01

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu em Plenário nesta quarta-feira (5) que o Parlamento se debruce sobre duas reformas estruturantes para o Brasil: a tributária e a administrativa. Entretanto, salientou que o Senado precisará de mais tempo para a apreciação dessas matérias.

Segundo o senador, é uma praxe as medidas provisórias (MPs) que têm prazos de 120 dias chegarem ao Senado às vésperas de expirar o prazo. Isso, na sua opinião, não é um tempo suficiente para se estudarem matérias muitas vezes complexas e que mexem com a realidade dos brasileiros. Na prática, disse, de certa forma constringe e constrange o Senado a apenas homologar o que é aprovado pelos deputados.

— Eu não posso aprovar e votar em um dia, em dois dias, uma coisa que teve um prazo de 120 dias. A Câmara gasta 119, 115 dias e manda para nós as MPs. Então, eu quero deixar claro ao Brasil que, embora ficando à mercê de comentários e de julgamentos, eu vou me portar dessa forma — declarou.

Ele disse que mesmo a reforma da Previdência (Emenda 103), que foi aprovada em 2019 após tramitar como proposta de emenda à Constituição, precisou ser analisada pelo Senado "num mínimo de tempo". Por conta desse e de casos semelhantes, Plínio Valério firmou posição de que as novas reformas que chegarem não terão de sua parte apenas a homologação. E declarou que a reforma tributária, além de necessária, é a mais importante a ser apreciada no ano de 2020.

—  A reforma tributária é extremamente importante e ouso dizer que, se não for mais, é tanto quanto a da reforma da Previdência. O país precisa dessa reforma — declarou, salientando que não votará contra os interesses fiscais de seu estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)