Lasier pede prioridade para PEC que muda forma de escolha de ministros do STF

Da Rádio Senado | 05/02/2020, 18h28

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) disse em Plenário nesta quarta-feira (5) que apoia a previsão de agenda de votações anunciada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na abertura dos trabalhos legislativos, na segunda-feira (3). Lasier, no entanto, criticou a posição em que foi colocada a proposta que muda a forma de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o senador, a PEC 35/2015, que aparece em nono lugar na lista e está na pauta desde 2015, deveria ser mais bem posicionada.

O senador também citou outras propostas que, na sua opinião, deveriam ser analisadas em breve, como a PEC que extingue fundos públicos (PEC 187/2019), a PEC do Pacto Federativo (PEC 188/2019) e a PEC Emergencial (PEC 186/2019). Outra prioridade apontada por ele é a proposta que prevê prisão em segunda instância.

Há uma expectativa e um desejo dos brasileiros de que se resolva essa matéria para acabar com aquela tendência de manter grandes delinquentes em liberdade — disse o senador.

Lasier afirmou ainda que espera rapidez na análise de propostas como o voto aberto para a presidência do Senado e a reforma do Regimento Interno da Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)