Aprovada realização de sessão especial em homenagem a Pedro Simon

carlos-penna-brescianini | 05/02/2020, 19h23

O Plenário do Senado aprovou a realização neste primeiro semestre de uma sessão especial em homenagem ao ex-senador Pedro Simon, pelo seu aniversário de 90 anos comemorado dia 31 de janeiro. Foram apresentados dois requerimentos pedindo a sessão, um do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e outro do senador Lasier Martins (Podemos-RS).

Por iniciativa do presidente Davi Alcolumbre, os requerimentos foram unificados e aprovados por unanimidade pelo Plenário do Senado. O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) pediu ao presidente que, dentro das possibilidades, a homenagem fosse realizada logo que possível, já que o aniversário de Simon já ocorreu.

Pedro Simon nasceu em Caxias do Sul (RS) em 1920, tendo entrado na política como vereador ainda pelo antigo PTB de João Goulart, Leonel Brizola e Getúlio Vargas. Após o golpe de 1964 e extinção dos partidos, se filiou ao antigo MDB, pelo qual foi deputado estadual, federal, governador, senador e ministro.

Simon foi um dos "autênticos do MDB" (grupo de deputados de oposição no período da ditadura), em contraposição ao ARENA, partido pró-governo militar. Seu último mandato como senador se encerrou em 1º de fevereiro de 2015.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)