Saturnino de Brito poderá tornar-se patrono da engenharia sanitária

Da Redação | 04/02/2020, 13h25

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (4) um projeto que declara Francisco Saturnino Rodrigues de Brito o patrono da engenharia sanitária do Brasil. Se for aprovado no Plenário do Senado, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 92/2018 seguirá para sanção. 

Autor do projeto, o deputado João Paulo Papa (PSDB-SP) argumenta que Saturnino de Brito foi defensor e incentivador do trabalho de engenharia sanitária no país e tinha por ideal sanear todos os centros populacionais brasileiros.

“Saturnino é considerado de maneira respeitosa como patrono da engenharia sanitária brasileira. Mas esse tratamento usual ainda é informal e não foi consignado oficialmente. É preciso que conste, portanto, formal e oficialmente, a designação de patrono da nossa engenharia sanitária a esse extraordinário brasileiro, o ilustre Francisco Saturnino Rodrigues de Brito”, defende João Paulo Papa.

Relatório

Relator do texto na CE, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) considerou o projeto meritório e emitiu parecer favorável.

— Como afirmou o autor do projeto em sua justificação, Saturnino de Brito já é reconhecido, informalmente, como o Patrono da Engenharia Sanitária Brasileira. Entretanto, é justo que esse reconhecimento se faça de maneira formal, por meio de lei — destacou Izalci, ao ler seu voto na comissão.

Biografia

Francisco Saturnino Rodrigues de Brito nasceu em 1864, na cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, especializou-se em engenharia sanitária, vindo a ser, mais tarde, um dos maiores especialistas nessa área em âmbito nacional. Destacou-se pela organização de projetos de saneamento em grandes centros urbanos brasileiros, como Santos (SP), Recife, Vitória, Petrópolis (RJ), Aracaju (SE) e Pelotas (RS), entre outros. Suas obras técnicas sobre saneamento foram adotadas no Brasil e no exterior, em países como Estados Unidos, França e Inglaterra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)