Comissão examina indicações para embaixadas em Washington e Beirute

carlos-penna-brescianini | 04/02/2020, 17h59

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deve examinar nesta quinta-feira (6) duas indicações de embaixadores. Nestor José Forster Junior foi indicado para a embaixada brasileira em Washington e Hermano Telles Ribeiro, para a embaixada em Beirute, no Líbano.

O presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), é o relator da indicação à embaixada nos EUA. E o relator da indicação para a embaixada em Beirute é senador Esperidião Amin (PP-SC). Após a leitura dos relatórios será concedida vista coletiva aos senadores da comissão para que, na reunião seguinte, seja marcada a sabatina dos diplomatas e a votação das indicações. Após a análise da comissão, os nomes serão submetidos ao Plenário do Senado.

Aviões oficiais

Também está na pauta da CRE o PLS 592/2015, do senador Lasier Martins (PODEMOS-RS), que regula o transporte aéreo de autoridades e seus acompanhantes em aeronaves da administração pública federal. Inspirada no PLS 138/2010, do ex-senador Pedro Simon, a proposta restringe a utilização de aeronaves por autoridades. Pelo projeto ficam autorizados a voar nos aviões da União o presidente e o vice-presidente da República, os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal; os ministros de Estado e equivalentes e os comandantes das Forças Armadas. Sempre que possível a aeronave deverá ser compartilhada por mais de uma autoridade.

O relator na CRE, senador Ângelo Coronel (PSB-BA), apresentou duas emendas para correção da redação e já elaborou relatório favorável à aprovação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)