Marcos Rogério pede integração dos órgãos de segurança pública do país

Da Rádio Senado | 18/12/2019, 19h11

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou nesta quarta-feira (18) em Plenário que a solução do problema da insegurança vai além da aprovação de leis de combate à criminalidade, a exemplo do recente aprovado pacote anticrime (PL 6.341/2019). O senador defendeu a integração entre os órgãos de segurança de todo o país e a unificação de bancos de dados, de modo a evitar fraudes a partir da emissão de documentos.

— Porque país em que um mesmo indivíduo pode deter múltiplos números de CPF, bem como ostentar um novo documento de identidade em cada unidade federativa, convenhamos, não é um país seguro. Ou alguém acha que isso não significa justamente um campo fértil à criminalidade? — questionou.

Para ele, é preciso valorizar e capacitar os policiais e garantir a segurança deles para que possam atuar adequadamente. O investimento em inteligência também é necessário, para que sejam alcançados índices maiores de elucidação de crimes, acrescentou o senador.

Marcos Rogério disse que a impunidade está associada a esse aspecto, ao citar que, no Brasil, apenas 15% dos crimes são elucidados, enquanto, no Reino Unido e na França, esse índice fica entre 80% e 90%.

O senador também defendeu a adoção de instrumentos de "pacificação social" e o estímulo a comportamentos que levem em conta o respeito ao próximo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)