Maringá é a Capital Nacional do Associativismo, aprova Comissão de Educação

Da Redação | 17/12/2019, 17h08

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o projeto que torna Maringá (PR) a Capital Nacional do Associativismo (PL 5.289/2019). Durante o debate nesta terça-feira (17), o autor da proposta, senador Flávio Arns (Rede-PR), explicou que o município paranaense tem o associativismo como uma das suas marcas registradas

"No Paraná, a movimentação financeira total de todas as cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar é, em média, de R$ 83,7 bilhões. Somente no município de Maringá, existem nove cooperativas de diversas áreas: duas do ramo agropecuário (Cocamar e Coopergreen), três do setor de crédito, (Sicoob Central, Sicoob Metropolitano e Sicredi União), duas na área de produção de bens e serviços (Pluricoop e Unicampo) e duas do ramo saúde (Unimed e Uniodonto), que totalizam cerca de 276 mil cooperados e mais de 5 mil funcionários. Juntas, essas cooperativas foram responsáveis, em 2018, por um faturamento total de R$ 5,7 bilhões", argumentou o senador ao justificar a homenagem.

A relatora foi Leila Barros (PSB-DF), que disse conhecer a cidade, "marcada por um alto índice de qualidade de vida e desenvolvimento humano". Para a senadora, parte deste bom resultado sócio-econômico provém justamente das cerca de 400 associações cooperadas. A análise da proposta segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)