Nova Aurora, no Paraná, será a Capital Nacional da Tilápia

Da Redação | 12/12/2019, 11h47

O município paranaense de Nova Aurora vai receber o título de Capital Nacional da Tilápia. A homenagem consta no Projeto de Lei (PL) 5.104/2019, aprovado no Plenário do Senado nesta quarta-feira (11) e que vai à sanção presidencial. 

De acordo com o deputado federal Roman (PSD-PR), autor do texto, o oeste do Paraná se destaca como a região que mais produz tilápia no país. No município de Nova Aurora, a atividade gera cerca de 800 empregos diretos e beneficia mais de 250 produtores familiares. Além disso, impactou positivamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes. A produção de tilápia da cidade já foi, inclusive, reconhecida pelo governo do estado, com o título de Capital Paranaense da Tilápia.

Na Comissão de Educação, a proposta foi relatada pelo senador Flávio Arns (Rede-PR), que destacou a tilapicultura como a indústria mais importante da aquicultura brasileira. Atualmente a tilápia lidera o ranking entre as espécies cultivadas, respondendo por 60% da produção nacional de pescado, o que corresponde a mais de 300 mil toneladas anuais. Desde 2016, a Região Sul é a principal produtora do país, com destaque para o Paraná na liderança estadual.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
11h35 Vacinas contra covid-19: Comissão Mista da Covid-19 aprovou requerimento (REQ 81/2020) para que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, explique, em audiência pública, reunião com representantes de laboratórios que desenvolvem vacinas contra o coronavírus.
11h32 Créditos extraordinários: Comissão Mista da Covid-19 aprovou requerimento (REQ 78/2020) de informações ao Ministério da Economia sobre registro contábil de créditos extraordinários previstos em medidas provisórias.
11h26 Testes para covid-19: Comissão da Covid-19 aprovou requerimentos de audiência pública (REQ 79 e 80/2020) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para prestar esclarecimentos sobre prazo de validade de testes para detecção do coronavírus.
Ver todas ›