Alvaro Dias critica convocação de sessão para votar MP que transferiu Coaf para o Banco Central

Da Redação | 12/12/2019, 17h48

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) criticou em Plenário a convocação da sessão extraordinária para votar , nesta quinta-feira (12) a Medida Provisória (MP) 893/19, que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central (BC). O texto editado pelo governo perde a validade no próximo dia 17.

O senador afirmou que não se pode celebrar o acordo para deliberar sobre a medida já que, na sua avaliação, há a manutenção irregular do quórum do dia anterior (11) no painel eletrônico de presenças do Plenário do Senado. Para ele, qualquer votação que ocorrer nesta quinta deverá ser invalidada, uma vez que regimentalmente, “ela não encontra suporte num quórum que não existe”.

Alvaro Dias disse que desde o primeiro momento seu partido se posicionou a favor da permanência do Coaf no Ministério da Justiça, que a seu ver seria a pasta mais estruturada e capacitada para coordenar essas atividades e, principalmente, com foco no combate à corrupção.

— O Coaf prestou extraordinários serviços a CPIs fundamentais como a CPI dos Correios, a CPI do Mensalão, não só ao Congresso Nacional, especialmente ao Senado, mas à Polícia Federal e ao Ministério Público. Certamente, crimes foram desvendados. A corrupção foi colocada à luz para ser combatida, denunciada, julgada e condenada, certamente com grande contribuição e condenada, certamente com grande contribuição do Coaf. Essas alterações não se justificam — criticou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)