Senado aprova nova embaixadora em Barbados

Da Redação | 11/12/2019, 19h21

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) o nome da diplomata Vera Lúcia Campetti para chefiar a embaixada brasileira em Barbados. A indicação recebeu 47 votos favoráveis e 1 contrário, havendo ainda 2 abstenções.

Campetti foi sabatinada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) em outubro. Na ocasião, abordou o fato de Barbados ser um dos mais notáveis “paraísos fiscais” do mundo e um dos destinos preferidos de empresas e contas offshore, cujos recursos frequentemente vêm de atividades ilícitas. O país caribenho, por isso, é alvo de frequentes contestações internacionais, já que organismos de combate à corrupção e a atividades criminosas enfrentam dificuldades investigativas quando os casos envolvem recursos enviados para lá.

— Em 2019, a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] tirou Barbados da lista de países não-cooperativos. Mas esta medida é temporária, desde que Barbados mude a legislação, que é acusada de falta de transparência. O Brasil também incluiu Barbados na lista de jurisdições favorecidas da Receita Federal [lista negativa], o que na prática bloqueia que negociemos um acordo para evitar a bitributação, que Barbados gostaria de assinar conosco — informou.

Barbados promoveu uma reforma tributária recente para se alinhar às normas da OCDE.

No que tange às relações econômicas, a nova embaixadora destacou que recentemente a empresa de produção de bebidas Ambev adquiriu o controle acionário das duas maiores cervejarias barbadianas. O plano é estabelecer na ilha um centro exportador para toda a América Central e o Caribe.

Vera Lúcia dos Santos Caminha Campetti tem formação em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e ingressou no corpo diplomático em 1976. Ela trabalhou nas embaixadas brasileiras em Madri (Espanha), Assunção (Paraguai) e Seul (Coreia do Sul). Mais recentemente, chefiou o consulado-geral do Brasil em Caiena, na Guiana Francesa.  

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)