Senado aprova Marcelo Baumbach para embaixada no Haiti

Da Redação | 11/12/2019, 19h02

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) por 45 votos favoráveis e um voto contrário, a indicação do diplomata de carreira Marcelo Baumbach para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Haiti.

Professor de Direito Constitucional e Ciência Política, o diplomata já exerceu os cargos de assistente na Divisão das Nações Unidas, porta-voz no governo do ex-presidente Lula, secretário de ações estratégicas da Presidência da República (2017-2018), ministro-conselheiro na embaixada em Caracas, e embaixador em Paramaribo, no Suriname, entre outros.

Na sabatina realizada na Comissão de Relações Exteriores (CRE) em novembro, o diplomata manifestou a intenção de intensificar a cooperação na área agrícola, uma vez que o Haiti já foi grande produtor de açúcar e café, e espera atrair mais investimentos de empresas brasileiras para aquele país. Ele garante que a nação caribenha tem potencial agrícola, tanto que já estabeleceu parcerias com a Embrapa.

Baumbach explicou ainda que o Brasil aderiu ao Core Group, grupo de países que buscam uma saída política para a crise econômica e política no Haiti. Também fazem parte do Core Group os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Espanha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)