Plínio Valério lamenta cassação da senadora Juíza Selma pelo TSE

Da Rádio Senado | 11/12/2019, 17h29

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) lamentou nesta quarta-feira (11), em Plenário, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de cassar o mandato da senadora Selma Arruda (Podemos-MT). Seis dos sete ministros consideraram que a parlamentar praticou caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha de 2018. Plínio observou a celeridade do processo. Ele lembrou decisões recentes que envolveram outros parlamentares nas quais, segundo ele, não houve a mesma celeridade.

— É o caso ainda mais recente do afastamento de um senador de Roraima, eleito em 2006. Empossado em fevereiro de 2007, ele só veio a perder o mandato em novembro de 2009, praticamente dois anos após assumir o cargo e dois anos e dois meses após os fatos que conduziram a sua cassação. Como se vê, existe um padrão no ritmo da Justiça Eleitoral brasileira. Se tomarmos exemplos mais remotos, encontraremos até casos de processos mais lentos a ponto de permitir que o mandato questionado se completasse — disse o senador. 

Segundo o parlamentar, enquanto há pressa em condenar uma pessoa de bem, por outro lado existe um esforço em absolver centenas de pessoas de má conduta. Para ele, o estado de Mato Grosso perdeu com decisão do TSE.

— Querendo aqui ser solidário à Juíza Selma Arruda, dizendo-lhe que, na vida, eu aprendi que o tempo é o senhor de tudo, que coloca tudo no devido lugar. E o disse a ela ontem quando ela disse que queria lavar a sua honra. Não há nada que lavar. Ela continua, para todos nós, honrada e digna do nosso apreço. Com a cassação da Senadora Selma Arruda, perde Mato Grosso, perde o Senado, perde o Brasil e perdemos todos nós — lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)