Paulo Paim registra voto de pesar pelas vítimas da tragédia em Paraisópolis

Da Redação | 11/12/2019, 18h10

O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou, nesta quarta-feira (11), em Plenário, voto de pesar às famílias dos jovens mortos na tragédia de Paraisópolis (SP), ocorrido na madrugada do dia 1o, durante ação da Polícia Militar do estado num baile funk que resultou na morte de nove jovens.

De acordo com o senador, os órgãos de segurança alegam que as vítimas morreram pisoteadas quando tentaram se dispersar por estreitas ruas após a ação policial nas imediações do baile, evento que reuniu aproximadamente 5 mil pessoas. Entretanto, o relato das famílias é diferente, afirmou Paim, pois vídeos gravados por moradores flagraram a "ação truculenta e desproporcional" dos policiais militares. Relatos de moradores e frequentadores do baile dão conta que os jovens teriam sido cercados e encurralados num beco. O senador pediu justiça às famílias.

— Talvez eu volte aqui daqui a uma semana para perguntar o que aconteceu, quem foi punido. O que a família pede é só justiça. Que crime eles cometeram? Serem negros? Pobres? Miseráveis? Estarem num baile funk? Porque nem os ditos dois 'marginais' estavam lá. Dizem que eles entraram e aí houve o cerco com aquela crueldade — alertou.

Paulo Paim fez questão, ainda de ler na tribuna os nomes das nove vítimas fatais e das doze que sobreviveram e que ainda estão hospitalizadas: Gustavo Cruz Xavier, 14 anos; Dennys Guilherme dos Santos Franco, 16 anos; Marcos Paulo Oliveira dos Santos, 16 anos; Denys Henrique Quirino da Silva, 16 anos; Luara Victoria Oliveira, 18 anos; Gabriel Rogério de Moraes, 20 anos; Eduardo da Silva, 21 anos; Bruno Gabriel dos Santos, 22 anos; Mateus dos Santos Costa, 23 anos. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)