Parlasul elege novo presidente para 2020 e recebe delegação chinesa

Da Redação | 10/12/2019, 09h49

O Parlamento do Mercosul se reuniu nesta segunda-feira (9), em Montevidéu, para a 70° Sessão Plenária do Parlasul. No encontro, foi eleito o presidente do parlamento para 2020: o vice-presidente da Delegação Argentina, Oscar Laborde. A partir de 1º de janeiro, ele substituirá o uruguaio Daniel Caggiani.

— Desejamos boa sorte ao deputado Oscar Laborde, que assume, a partir de 2020, a presidência do Parlasul. Laborde assumiu um compromisso com a democracia e a integração regional. Estaremos juntos! — afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE), que participou da sessão desta segunda, junto com Telmário Mota (Pros-RR) e com o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), Nelsinho Trad (PSD-MS).

Em redes sociais, Nelsinho Trad explicou que os parlamentares discutiram no encontro a Proposta de Declaração para cooperar com a Missão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

Nos comitês temáticos, o Parlasul aprovou, entre outras medidas, uma proposta de recomendação para a implementação de circuitos turísticos no âmbito do Mercosul. Na Comissão de Direitos Humanos, Humberto Costa afirmou via Twitter ter denunciado ações do governo brasileiro.

— Por exemplo, os assassinatos repetidos que estão acontecendo contra índios da tribo guajajara no Maranhão e que têm a ver com os conflitos entre madeireiros e grileiros de terra e os defensores da floresta. É uma responsabilidade do governo federal a defesa da segurança e a implementação de políticas que favoreçam os índios — criticou.

China

Os parlamentares também receberam uma delegação de parlamentares da Assembleia Popular Nacional da China (APN) que está em Montevidéu em comemoração ao 60º aniversário das relações parlamentares entre o Uruguai e a China. Para o representante do Brasil na Associação Latino-Americana de Integração e no Mercosul, embaixador Bruno de Risios Bath, a reunião contribuiu para ação do Mercosul de buscar expandir o número de países com os quais negocia, especialmente na Ásia.

Com informações da Agência Parlasul

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)