Empréstimo do BID ao Paraná é aprovado na CAE e vai agora para o Plenário

Da Redação | 10/12/2019, 14h53

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) autorizou a operação de crédito externo de US$ 118,3 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao estado do Paraná. A votação foi realizada na manhã desta terça-feira (10) a partir do relatório do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A proposta segue para o Plenário, depois que foi aprovado um pedido de regime de urgência. 

O recurso se destina ao programa Paraná Urbano III, conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento urbano e melhorias de infraestrutura dos municípios paranaenses. 

O relator destacou que os desembolsos devem ocorrer ao longo de cinco anos e confirmou que os requisitos básicos para o empréstimo foram atendidos, como autorização do Poder Legislativo local, a adimplência do governo estadual junto à União, a regularização do pagamento de precatórios, a observância de gastos mínimos do estado com saúde e educação e dos limites máximos com a despesa de pessoal.  

Após a votação da proposta, o presidente da CAE, senador Omar Aziz (MDB-AM), deu um alerta ao governador do Paraná, Ratinho Júnior, lembrando que nenhum integrante do governo procurou a comissão para tratar de um assunto tão relevante para o estado. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)