CMO aprova proposta de Plano Plurianual para os próximos quatro anos

Da Redação | 10/12/2019, 19h36

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou nesta terça-feira (10) o parecer final do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) sobre o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) para o período 2020-2023 (PLN 21/2019). Foi aprovado um único destaque, do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), para uma emenda que aumenta os recursos a serem destinados nesse período à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O relator do PPA elaborou substitutivo ao texto original do Poder Executivo e, ao final, acabou incorporando, total ou parcialmente, 326 das 542 emendas apresentadas. As demais 216 ou foram inadmitidas ou acabaram rejeitadas. O projeto segue agora para análise de deputados e senadores em sessão conjunta do Congresso Nacional, em data ainda a ser marcada.

Primeira infância

Segundo o governo, o objetivo do PPA é priorizar as políticas públicas para a primeira infância.

— O projeto trouxe essa visão, e vários programas espelham a importância conferida à criança. Apesar do cenário fiscal desfavorável, houve acolhimento de uma emenda que garante os recursos necessários à ampliação desse atendimento — afirmou o relator.

O Plano Plurianual estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. As demais leis orçamentárias (como LDO e LOA) seguem essas linhas gerais do PPA.

No total, a proposta do governo Bolsonaro representa ações no valor de R$ 6,8 trilhões no período de quatro anos e estabelece cinco eixos principais  econômico, social, infraestrutura, ambiental e institucional , mais a estratégia de defesa, consubstanciados em 13 diretrizes e 15 temas.

Modelo conceitual

Oriovisto Guimarães concordou com a estrutura do modelo conceitual enviado pelo Poder Executivo  que inovou em relação ao atual PPA, aprovado no governo Dilma Rousseff. No total, estão previstos 66 programas e 61 metas quantificáveis. O atual PPA é bem mais extenso, com 54 programas, 304 objetivos e 1.136 metas.

O deputado Edmilson Rodrigues (PSol-PA) criticou o modelo adotado para o próximo Plano Plurianual. Segundo ele, ao resumir demais o PPA, não houve a definição dos objetivos e das metas que serão buscados.

— Do jeito que está, o governo Bolsonaro pode fazer o que quiser — reclamou o deputado, declarando voto contrário ao parecer, que considerou “muito frágil”.

Com informações da Agência Câmara Notícias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)