Projeto que considera Rodeio Crioulo manifestação nacional segue para Plenário

Da Redação | 03/12/2019, 15h35

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (3) o PL 406/2019 do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). A proposta eleva o Rodeio Crioulo e suas expressões artístico-culturais e campeiras à condição de manifestação da cultura nacional. A proposta segue para votação no Plenário do Senado. 

O texto considera como expressões artístico-culturais cantos e músicas tradicionalistas gaúchas; poemas e poesias; trovas; declamações; e danças tradicionais gaúchas.

Já as expressões campeiras são representadas por provas de laço; gineteadas; pealo; provas de rédeas; e outras provas típicas da tradição gaúcha, nas quais são avaliadas as qualidades do peão ou da prenda, bem como o desempenho do cavalo.

Na justificação, o autor apresenta informações de ordem econômica que demonstram a importância do Rodeio Crioulo e destaca a influência que essa manifestação exerce na formação cultural e no modo de ser e de viver das famílias gaúchas. A relatora na CE, senadora Kátia Abreu (PDT-TO), defendeu a aprovação da proposta. 

"Nos rodeios é possível vivenciar diferentes manifestações culturais: a dança, a chula (sapateio característico e exclusivo de peões), a declamação, a trova (criação e improviso de versos cantados), as vestimentas típicas, além da exposição de animais como gado campeiro e cavalos crioulos", destaca a senadora. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)