Girão parabeniza Anvisa por parcerias internacionais

Da Redação | 28/11/2019, 18h01

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) parabenizou em Plenário, nesta quinta-feira (28), a diretoria e o corpo técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por avançarem em parcerias internacionais com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo órgão. Como exemplo, o senador citou a participação da agência no Fórum Internacional de Autoridades Reguladoras, ocorrido em Roma, na Itália e o apoio da agência de departamento de saúde e serviços dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA) à Anvisa.

Girão também celebrou o termo de cooperação da Anvisa com a Swiss Medic — autoridade regulatória na Suíça — para a criação de projeto piloto em inspeção de boas práticas de fabricação de medicamentos e insumos farmacêuticos. O senador ressaltou como alguns dos benefícios dessa parceria, a entrada de medicamentos fabricados no Brasil em mercados mais concorridos; maior competitividade e acesso às novas tecnologias; economia de tempo e recursos humanos e financeiros, além de maior acesso a medicamentos de qualidade, com controle e fiscalização.

O senador ressaltou ainda que a Anvisa foi alçada a membro gestor do Conselho Internacional para Harmonização de requisitos técnicos para medicamentos de uso humano (ICH), que reúne autoridades reguladoras e da indústria farmacêutica para discutir aspectos científicos e técnicos do desenvolvimento e registro desses produtos. Para ele, isso vai munir ainda mais a Anvisa de responsabilidade para decidir sobre o uso terapêutico da cannabis no Brasil.

— Estou orando para que a nossa agência tenha muita serenidade neste momento e não aprove, por exemplo, o cultivo dessa planta no nosso território, principalmente por sabermos que 95% dos insumos para medicamentos produzidos no nosso país são importados. Por que seria diferente para o mercado da maconha? — questionou.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)