‘Aquário’ é reinaugurado com o nome Jornalista João Cláudio Netto Estrella

Da Comunicação Interna | 26/11/2019, 19h09

O “Aquário” da Agência Senado passou a se chamar, oficialmente, “Jornalista João Cláudio Netto Estrella”. Na solenidade de reinauguração, nesta terça-feira (26), familiares, amigos, senadores e servidores da Casa relembraram as qualidades do jornalista, falecido no dia 29 de junho deste ano. O espaço, em formato circular, está situado ao lado do Plenário do Senado e abriga repórteres-fotográficos da Agência Senado e jornalistas de diversos veículos privados de comunicação.

O respeito e a admiração por Estrella foram destacados pelo presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre. De acordo com ele, os parlamentares da Casa sempre fizeram referência à "forma cordial, desprendida e elegante" com que Estrella exercia a profissão.

— Essa proposição [que sugeriu a homenagem] foi idealizada pelo senador Randolfe Rodrigues, que me deu a honra de subscrevê-la. Eu não tenho dúvidas, pelo que conhecíamos do João, que esta homenagem será dividida com todos os profissionais da imprensa que usam esse espaço para informar a sociedade dos acontecimentos do Congresso, em especial do Senado — afirmou o presidente.

Diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Érica Ceolin lembrou que o Aquário foi criado, no fim dos anos 1990, para facilitar a comunicação entre a imprensa e os parlamentares num espaço próximo ao Plenário e considerado nobre no Salão Azul. Segundo ela, com a homenagem, o adjetivo nobre acaba de ter o significado renovado, já que Estrella era uma "alma nobre".

— Tive a alegria de conhecê-lo quando atuava como assessora de imprensa. Sua elegância na busca pela notícia tornava qualquer pergunta possível e necessária para a devida informação da população. Então, a convivência que alguns podem julgar difícil, entre assessor e jornalista, era sempre fácil com João Claudio.

Representando a TV Globo Brasília, veículo no qual o jornalista atuou por 13 anos, a repórter Zileide Silva contou que o desejo de trazer, ao Senado, a ideia de homenagear o amigo surgiu ainda no velório dele, quando os companheiros de profissão comentavam como seria difícil voltar ao Aquário, local que era quase uma extensão da casa de Estrella.

— Nós brincávamos que ele já estava entrando no segundo mandato de repórter que cobre o Senado. E nós sabemos que mandato de senador não é curto não. Ele já estava indo para o 13º ano. Era uma cobertura difícil e delicada, mas que ele adorava fazer — afirmou Zileide, que leu um texto feito pelo jornalista Marcos Losekann para João. 

Agradecimento

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do projeto em homenagem ao jornalista, agradeceu a Maria Luiza Netto, mãe de Estrella, e Maria do Rosário Netto, tia, as quais ele chamou, carinhosamente, de “mães de João”, já que era dessa forma que ambas eram tratadas e consideradas pelo jornalista.  

 — Todos nós que estamos aqui agradecemos por vocês terem possibilitado que ele estivesse conosco. Vocês duas colocaram uma estrela na Terra para conviver conosco. Esta estrela faz uma falta enorme nos dias atuais, em que é necessário reafirmar a necessidade da imprensa livre, democrática e sem amarras. Nada é mais compatível com a democracia do que a imprensa livre — disse.

 Emocionada, a tia do homenageado, Maria do Rosário, destacou que a saudade e a gratidão são sentimentos constantes nos corações dos familiares.

— A gratidão a Deus por ter nos dado uma pessoa tão íntegra, tão boa, tão justa. O agradecimento aos amigos dele, a toda a imprensa, ele tinha amizades incontáveis. Agradeço também à minha família pelo amor que deu a ele — afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia os senadores Reguffe (Podemos-DF), Humberto Costa (PT-PE), Luiz do Carmo (MDB-GO), Eduardo Gomes (MDB-TO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Claudio Netto Estrella, tio do jornalista, e o diretor de jornalismo da Globo Brasília, Luiz Ávila, o chefe de redação Daniel Guaraciaba e a chefe de produção da emissora, em Brasília, Juliana Lima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)