Senado e ‘Correio Braziliense’ discutirão, quinta-feira, violência de gênero e mídia

Da Redação | 25/11/2019, 10h38

O Senado, em parceria com o jornal Correio Braziliense, promoverá na quinta-feira (28) o 1º Colóquio de Violência de Gênero e Mídia. No evento, das 9h às 12h, especialistas e comunicadores debaterão questões de gênero, feminicídio e as diferentes formas de violência contra as mulheres na imprensa, internet, fotografia e publicidade. Também discutirão as abordagens que podem influenciar a violência cotidiana.

Para realizar a inscrição e obter mais informações sobre o evento, basta acessar a página do Correio Braziliense. A participação da Casa na ação, que se dá por meio do Comitê Permanente de Promoção de Equidade de Gênero e Raça do Senado, faz parte da campanha "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres", ciclo de ações realizado anualmente no mês de novembro e que mobiliza o país para tratar da temática de violência de gênero.

Dalva Moura, coordenadora do Comitê Permanente de Promoção de Equidade de Gênero e Raça do Senado, destaca que a iniciativa traz a junção de dois fatores importantes e capazes de mudar a vida das pessoas: o poder público e a mídia.

— O Senado, no seu papel maior de elaborar as leis, e a mídia com seu papel fundamental na construção das nossas identidades. Além disso, a forma como nos identificamos e construímos a nossa identidade como mulheres e como homens. E a invisibilidade que é dada às questões de gênero é incrível — disse.

Ao se referir à amplitude das questões que envolvem o tema, Dalva ressalta que o objetivo não é esgotar o debate, mas estimular a reflexão e a discussão sobre a problemática.

— Queremos também contribuir para sua visibilidade, difusão e, quem sabe, servir de alicerce para futuras pesquisas ainda mais abrangentes sobre as formas que o gênero é tratado nas mídias, seja impressa ou audiovisual.

Campanha

No vídeo a seguir, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, falou sobre o início, em 20 de novembro, da campanha "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres" e sobre as ações que serão desenvolvidas no período.

SERVIÇO

Data: 28 de novembro
Horário: a partir de 8h30 será feito o credenciamento
Local: Auditório do Correio Braziliense, localizado no SIG Quadra 2, Número 340.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)