Paim presta homenagem a Clóvis Ilgenfritz, falecido no sábado

Da Rádio Senado | 25/11/2019, 16h33

O senador Paulo Paim (PT- RS) homenageou, nesta segunda-feira (25) em Plenário o ex-vereador de Porto Alegre e ex-deputado federal Clóvis Ilgenfritz. Ele morreu na noite de sábado (23), aos 80 anos, na capital gaúcha. O ex-vereador estava internado desde outubro no Hospital Moinhos de Vento. Para o senador, o parlamentar foi um exemplo de liderança política.

— Era apaixonado pelas causas populares, fiel defensor da liberdade e da democracia. Clóvis, um humanista, vou sempre lembrá-lo com muito carinho. Formado pela UFRGS como arquiteto e urbanista em 1965, atuou especialmente nas áreas da habitação popular e planejamento urbano. Foi uma referência nacional a sua categoria e, eu diria, para os setores mais vulneráveis — lembrou o senador.

O senador destacou a carreira política do parlamentar. Ele lembrou, quando deputado federal (assumiu como suplente, em 2001), Clóvis foi o autor da Lei de Assistência para Habitação de Interesse Social, Lei nº 11.888, de 2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica, pública e gratuita para o projeto e a construção de moradias, disse Paim.

— Ele era um gentleman. Era daqueles homens públicos que sabia divergir, mas sempre num alto nível, sem desqualificar o próprio adversário. Por isso ele era respeitado por todos— ressaltou.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)