Universitários que participam do programa Estágio Visita acompanham CAS

Da Redação | 21/11/2019, 16h37

Os universitários que participam da primeira edição do programa Estágio Visita acompanharam a audiência pública sobre a proposta de lei do primeiro emprego (PL 5.228/2019), nesta quinta-feira (21), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A interação faz parte do cronograma que envolve a vivência das atividades parlamentares e também a convivência com os senadores.

O programa Estágio Visita é uma ação da Frente Parlamentar da Juventude (FPJovem) pela qual senadores indicam jovens universitários para passar cinco dias conhecendo o Senado com todas as despesas pagas. O idealizador da proposta, senador Irajá (PSD-TO), ressaltou que o objetivo do programa é dar oportunidade a jovens de todo o país de conhecerem a estrutura do Senado Federal e também de aprenderem sobre as etapas que compõem o processo legislativo, bem como informações relativas a posse e eleição da Mesa Diretora, fases das sessões e tudo o que se refere a votação nas Comissões e no Plenário.

— Muitas pessoas têm a impressão errônea ou, às vezes, até preconceituosa de que aqui [no Senado] não se trabalha. Por isso, é bom que os jovens vejam a rotina, conheçam as condições de funcionamento, as dependências, a estrutura administrativa para que possam tirar suas próprias conclusões — disse.

A avaliação do parlamentar a respeito do senso comum sobre o trabalho na Casa foi confirmada pelos estudantes Guilherme Leite, do Distrito Federal, e Tatiana Santos, de São Paulo. Ambos disseram que a visão que tinham da rotina do Congresso era pelos olhos da mídia e que, na realidade, é tudo bem diferente.

— A visão que a gente tem lá de fora é de que o político não faz nada. Aqui, a gente vê a correria, a agenda cheia com muitos compromissos distintos, muita coisa para fazer. Então foi importante conhecer esse outro lado — analisou Tatiana.

O universitário Claudino Neto, da Paraíba, afirmou que sua maior surpresa foi descobrir que os projetos não tramitam apenas no Plenário e que os assuntos das propostas precisam ser discutidos "incansavelmente" nas comissões até sua votação final.

— Eu não sabia. Eu pensava que tudo era debatido no Plenário, que é o lugar que mais aparece na televisão. E agora eu sei que a matéria só vai à Plenário quando já tem o relatório final para decidir pela sua aprovação, rejeição ou arquivamento — contou.

A primeira edição do Estágio Visita termina nesta sexta-feira (22) após cerimônia de encerramento e entrega de certificados. O senador Irajá ressalta que o projeto piloto já pode ser considerado um sucesso e que a expectativa para 2020 é de que o programa seja implementado em caráter definitivo.

— Essa edição foi um teste para que a gente entendesse como funcionaria a agenda, a logística deles aqui em Brasília. Então tudo foi experimentado nesse período. Eu concluo que a experiência está sendo fantástica, tanto por parte dos estagiários como também pela parte da nossa equipe do Senado — analisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)