Senado homenageia Hospital de Amor, referência no tratamento de câncer

Da Redação | 21/11/2019, 12h13

O Senado fará na segunda-feira (25) uma sessão especial para homenagear o Hospital de Amor, com sede em Barretos (SP). Referência nacional no tratamento de câncer, o hospital faz cerca de 6 mil atendimentos por dia, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A sessão, solicitada pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO), ocorrerá no Plenário da Casa, às 10h.

De acordo com o Ministério da Saúde, o hospital tem 231 leitos para atender pacientes da rede pública de saúde. A instituição filantrópica, vinculada à Fundação Pio XII, conta com tecnologia de ponta no atendimento, o que permite o uso de técnicas minimamente invasivas, como a execução de procedimentos cirúrgicos por vídeos, por meio do robô Da Vinci.

O Hospital do Amor tem atualmente 10 unidades em funcionamento, além de outras em processo de abertura nos estados do Amapá, Acre, Roraima e Tocantins.

História

Em 1967, foi instituída a Fundação Pio XII, que passou a atender pacientes de câncer com apenas quatro médicos, que trabalhavam em tempo integral.

O médico Paulo Prata, idealizador e fundador da instituição, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um hospital maior para atender a demanda de pacientes, não mais comportada pelo antigo e pequeno hospital.

O projeto cresceu com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)