Plínio Valério diz que país se preocupa mais com floresta que com povo da Amazônia

Da Rádio Senado | 19/11/2019, 17h18

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) lamentou nesta terça-feira (19), em Plenário, que os dados de relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que revelam a baixa qualidade de vida na Amazônia Legal sensibilizem menos a opinião pública do que o aumento do desmatamento na região apontado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo ele, bastou o relatório do Inpe ser divulgado para os números rapidamente ganharem espaço nos meios de comunicação. O desmatamento aumentou 29,5% entre agosto de 2018 e julho de 2019. Já o estudo do Unicef não causou o mesmo impacto, apesar de mostrar que a Amazônia Legal é o pior lugar do Brasil para uma criança crescer, disse o senador. O relatório aponta que 43% das crianças e adolescentes da região vivem em domicílios com renda per capita insuficiente para comprar uma cesta básica.

— Não adianta manter a floresta em pé se você não tem políticas sociais para o ser humano. Entendam isto, pesquisadores e cientistas: o saber não vale nada se não for acompanhado do bom senso. O bom senso e a razão nos dizem, e o próprio Unicef, no relatório, admite: não vai dar para salvar o meio ambiente sem preservar a população local, cada vez mais vulnerável e dependendo de benefícios sociais — disse Plínio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)