Matéria do site The Intercept agride a honra da família Alcolumbre, diz Lucas Barreto

Da Redação | 19/11/2019, 21h04

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) criticou nesta terça-feira (19) em Plenário a matéria publicada esta semana pelo site The Intercept, cujo título vincula o patrimônio da família Alcolumbre à grilagem de terras no Amapá. Na opinião do parlamentar, a matéria é “mentirosa” e tem objetivo de atacar a imagem de uma família de pioneiros daquele estado e atingir o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

— Eu estou aqui hoje para me solidarizar com todos os amigos e, em especial, com o senador Davi Alcolumbre, a quem a matéria, de fato, desejava atingir, mas não conseguiu — disse Lucas.

O senador afirmou que a liberdade de imprensa no Brasil garante aos veículos de comunicação o direito de informar e também o dever de não alterar os fatos, construindo uma narrativa "como lhe convém". Segundo Lucas Barreto, no caso específico o site não publicou a informação, mas a “deformação da verdade”.  Ele disse ainda que conhece a família Alcolumbre, e convive com ela desde a sua infância, o que lhe permite assegurar que não há qualquer mácula em suas condutas.

— Não sabe o autor da matéria da história de dona Júlia e Samuel, pais de Davi, que conheci ainda criança e que, até hoje, honrosamente, fazem parte do meu convívio. Não sabe ele das dificuldades pelas quais passaram e da riqueza que só existe na leviandade daquelas palavras e da sordidez de seu ato. Contrariando o dever de informar a verdade, sequer se preocupou em lhes dar a oportunidade de esclarecer os fatos — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)